MONTEIRO LOBATO

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Projeto Renovar - oferece atendimento a crianças e adolescentes com faixa etária entre 6 a 15 anos, que se encontram em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

O serviço ocorre de segunda à sexta-feira no período das 06h30 às 12h20, com infraestrutura adequada para o convívio comunitário e social, promovendo, através de atendimentos, acompanhamentos, atividades e oficinas o desenvolvimento pessoal e social, contribuindo para a construção de uma visão mais ampla da realidade em que estão inseridos, na busca do exercício pleno de sua cidadania.

Projeto Renovar
Projeto Renovar

As ações ofertadas, visam fortalecer os vínculos, integrar e informar os atendidos e suas respectivas famílias, potencializando seu poder de decisão e escolhas, suas habilidades, talentos, inserindo-as nas redes de proteção social para com isso prevenir as ocorrências de situações de riscos e vulnerabilidade social, renovando nessas famílias, suas perspectivas de sucesso e ascensão familiar, contribuindo para o seu bem-estar social.

Desde 1991, as crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Renovar integram o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e se beneficiam com o serviço de alimentação (café da manhã e almoço), Psicologia Social e Serviço Social, vivências desenvolvidas através de atividades como Cultura, Recreação, Lazer, Artes e Educação Patrimonial, Eureka - Espaço do Saber, e Práticas de Uma vida plena e saudável, além de oficinas complementares.

Os atendimentos, acompanhamentos, atividades e oficinas estimulam uma série de valores no seu contexto, tais como: liderança, trabalho em equipe, respeito às regras, cooperação, concentração, foco, determinação, solidariedade, dedicação, ajuda ao companheiro, desafio de limites e superação de obstáculos.

O Projeto Renovar está localizado em um território que atende crianças de Bairros prioritários, pertencentes aos Municípios de Sorocaba e Votorantim. Atualmente atendemos 140 crianças/adolescentes (sendo 110 Sorocaba e 30 Votorantim), o custeio e a manutenção dos serviços ofertados são provenientes das locações do salão de eventos da Organização, de parcerias como; Padaria Real, Banco de Alimentos de Sorocaba, Programa Mesa Brasil do SESC Sorocaba e Prefeitura Municipal de Sorocaba -SECID – Secretaria de Cidadania, que contempla parte dos custos dos atendimentos de 108 crianças.

Evidenciamos ainda, que não recebemos nenhum tipo de auxílio da Prefeitura de Votorantim para contribuir nas despesas das atividades ofertadas às crianças/adolescentes pertencentes ao Município de Votorantim, que estão inseridas em nosso Projeto.

Projeto Renovar